quinta-feira, 6 de novembro de 2014
"But mostly I hate the way I don't hate you."


E ai sociedade de consumo pop! Não, esse não é o Quatro coisas. Mas sim uma pequena grande nota de um dos filmes mais populares entre as adolescente de todos os tempos!

10 COISAS QUE EU ODEIO EM VOCÊ

Pois é pessoal, esse filme lançado no final do século XX, 1999 pra ser mais exata, já atingiu milhões de pessoas, a maioria do globo terrestre já assistiu esse filme, e se não, pelo menos já ouviu falar.
Esse é um dos típicos filmes americanos, onde temos a garota que quer ser popular, o nerd apaixonado que fará de tudo pra ficar com ela, o marginal, e a garota rebelde que só será concertada pelo amor.
A última citação, a do marginal e da garota rebelde, não é assim tão comum nos filmes para adolescentes, então vamos saber um pouco mais da origem de tal coisa.

Ten things I hate about you (como é originalmente chamado nos EUA) é um filme inspirado na peça teatral de Willian Shakspeare, A Megera Domada (The Taming of the Shrew). Esta peça, uma das primeiras comédias do autor, gira basicamente em torno de um pai, que estabelece como condição para ceder a mão de sua filha à Lucêncio, um jovem forasteiro que chega à cidade de Pádua e enamora-se de imediato por Bianca. Porém, Bianca já tem um outro pretendente, mas de nada adianta já que a tal condição de Bianca se casar, é sua irmã mais velha Catarina, se casar primeiro. Os rivais, nas pretensões de casar-se com Bianca, fazem um acordo para conseguir um marido para Catarina e, assim, deixar livre o caminho para seguirem em sua disputa amorosa. Petrúquio, um nobre falido de Verona, chega à cidade em busca de um bom casamento e apaixona-se pela ideia de se casar com Catarina, proposta feita a ele por seu amigo. Aparentemente contra a vontade da moça, o casamento de Catarina e Petrúquio é realizado. Eles voltam para Verona, onde o esposo, impondo algumas privações e um tanto de mau humor à nova esposa, termina por amansá-la. Após diversas peripécias, Lucêncio e Bianca casam-se, em segredo; o pai de bianca e o pai de Lucêncio, terminam por aceitar o casamento dos jovens e, ao final, Petrúquio prova a todos que Catarina tornou-se uma esposa mais obediente que a doce Bianca, provando também que o amor é capaz de curar qualquer ato feminista de qualquer época. Romântico, não?!
Pois bem, sendo que a trama do filmes gira em torno de tal comédia de Shakespeare, a história que é contada é a seguinte: Katherine e Bianca são duas irmãs totalmente diferentes entre si. Bianca é doce, meiga e popular, já Katy inteligente, culta, e devota aos seus direitos e aos direitos feministas, rude, botando medo em muitas pessoas. A história começa quando Cameron, uma garoto inteligente e novato, se apaixona por Bianca, tornando-se amigo dela e descobrindo que ela só poderia namorar, a partir do momento que a irmã mais velha, namorasse. Seguindo por esse raciocínio, Cameron junto com seu amigo Michael, enganam Joey Donner um aspirante a modelo, popular e egocêntrico (como sempre são), que quer apenas transar com Bianca, para convence-lo a pagar alguém pra namorar a irmã mais velha de Bianca. É ai que entra Patrick Verona, um australiano com sotaque charmoso, mal elemento da escola, cercado de boatos (assim como Katy), que Cameron julga ser a pessoa perfeita para domar a irmã feminista de sua amada. Ao final, depois de muitas declarações surpreendentes, Patrick consegue Katherine, porém ele estraga tudo mentindo, como sempre. Mas o terrível fato de Katy não esquece-lo, a faz escrever um poema sobre ele, que acabou lendo para toda a sua sala de literatura. Poema este, cheio de emoção e particularmente engraçado, que faz com que os dois voltem. Ah! E Bianca percebe que Joey é um idiota e fica com Cameron. FIM! UUUUH!
Como todo bom filme americano, sempre esperamos o final feliz. Porém "10 coisas que eu odeio em você" tem um diferencial incrível, que não deixa a história massante e comum, talvez seja por tal razão, que é um dos filmes favoritos de meninas que acabaram de serem chutadas pelo namorado.
Além do fato de ser muito bem baseado em uma das comédias de Shakespeare, esse filme, tira o foco da comum história onde temos a princesinha e a megera popular. Neste caso a megera é a própria irmã, porém não perversa e cruel, mas sim no comportamento nada feminino. O foco da megera é apenas citado na melhor amiga de Bianca, diferente da série onde mais uma vez, a concentração é neste pequeno ser do inferno.
Sim, há uma série de TV chamada "10 things I hate about you" da ABC, porém um defeito da série é aquela mesma história massante do colegial, envolvendo lideres de torcida, jogos de futebol americano, e americanos loiros e burros, na verdade, está série é cheia de esteriótipos. Porém, quebra muitos deles também, por isso vale a pena dar uma olhada, já que o filme, deu pra ver que eu super recomendo.
Uma curiosidade da série é a de que o mesmo ator, Larry Miller, que interpreta o pai ginecologista e extremamente rigoroso das irmãs no filme de 1999, interpreta o mesmo papel na série de 2009.
Como uma série exige muito mais história que um filme, muitas coisas foram mudadas e adaptadas, mas ainda temos o enredo principal, porém, Patrick Verona nesta versão é realmente modinha, metido a rockeiro mal caráter (mas tem uma voz potente que dá medo '0') e Katy já é uma versão bem mais afeminada, cheia de acessórios, diferente do que deveria ser.


Como disse, recomendo muito mais o filme do que a série, a história é realmente interessante, e tem aquele ar de nostalgia que só conseguimos com filmes do século passado. Assim, deixo aqui o poema de Katy para Patrick, já traduzido, lembrando que eu não assisti em português, e mais dois links de videos pra vocês verem um pouquinho das várias versões.

"Odeio como fala comigo
E como corta o cabelo.

Odeio como dirige o meu carro, 
Odeio quando você encara.
Odeio suas enormes botas de combate 
E como consegue ler minha mente 
Eu odeio tanto isso em você 
Que até me sinto doente
Até me faz rimar.
Odeio como está sempre certo
E odeio quando você mente
Odeio quando me faz rir muito 
Ainda mais quando me faz chorar...
Odeio quando não está por perto 
E o fato de que não me ligou 
Mas eu odeio principalmente 
Não conseguir te odiar 
Nem perto disso.
Nem mesmo por um segundo
Não mesmo.


https://www.youtube.com/watch?v=pitSJF1pG3c >> Filme completo dublado.
https://www.youtube.com/watch?v=h8waAEOdv6I>> Chamada da série da ABC.






0 comentários:

Postar um comentário

Curta a nossa Fan Page

Seguidores

Curte aí!

Tecnologia do Blogger.

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitas