sexta-feira, 25 de julho de 2014
Castelo Ra-tim-bum!
Com esse "movimento" Castelo Ra-tim-bum que está acontecendo em vários lugares e a exposição em SP (por conta do aniversário de 20 anos), pensei em trazer a tona um pouco sobre este programa que fez parte da infância de muitos e que ainda tem um espaço muito especial nos corações de todos que cresceram assistindo.
"Castelo Rá-Tim-Bum foi um programa de televisão brasileiro produzido e transmitido pela TV Cultura. Voltado para o público infanto-juvenil e seguindo uma abordagem pedagógica." diz a Wikipedia. Mas observando cautelosamente, agora sabemos que Castelo Ra-tim-bum foi muito mais que isto. Era um mundo mágico onde todos queriam viver, era uma beleza estonteante que tirava nosso folego e alimentava nossas mentes. Todos os quadros elaborados para nutrir a nossa inteligência, para ensinar princípios morais, ciência, matemática, arte, etc.
Estava assistindo novamente o primeiro capitulo, e confesso que chorei emocionada ao ouvir Morgana (tia avó de Nino) falando sobre medo. Tinha me esquecido da importância que seu personagem teve em minha vida, ou, melhor dizendo, em nossas vidas. Veja um pedaço desse discurso:
"Quando eu era pequena, eu tinha medo de ficar sozinha, medo do escuro, medo de trovão![...] Sabe, Adelaide, eu também tive muito medo dos homens, das brigas, das guerras... Mas ai, eu descobri que tem muitos homens que gostam muito da paz, e lutam por ela. Eu descobri que tive medo, como todo mundo tem, sabe, de tudo que eu não conhecia, de tudo que eu não sabia como funcionava. E ai eu descobri uma coisa: é normal sentir medo, principalmente das coisas que você não conhece!"
É inimaginável o poder que as palavras tem na vida de uma criança, ainda mais quando vem de um personagem tão amado como a bruxa Morgana. Se uma bruxa poderosa de cinco mil anos me diz que é normal ter medo, então está tudo bem. E este é apenas um pequeno exemplo das maravilhas que este programa nos ensinou, das palavras de conforto e da magia encantadora e inovadora.
Um programa de televisão dos anos 90 com um lado psicodélico e sombrio mas que tinha uma beleza deslumbrante e roteiros incríveis. Creio que Flávio de Souza e Cao Hamburger não tinham ideia da dimensão que teria Castelo Ra-tim-bum na vida de muitas pessoas. Um simples programa de televisão que ficou gravado em nossas mentes.
Hoje, infelizmente não temos mais programas como o Castelo para nossas crianças. As crianças estão se tornando vazias, está faltando imaginação, criatividade e aquela maravilhosa "loucura infantil" que nos faz criar mundos só nossos. Não posso culpar inteiramente a falta de programas educativos, porque o mundo da criança não deve girar ao redor da televisão, mas se existissem mais programas assim nós veríamos uma melhora no desenvolvimento de nossas crianças.
Sou feliz por poder ter assistido Castelo Ra-tim-bum quando criança e sou feliz por ter aprendido tanto com personagens tão especiais que jamais esquecerei.
Eu os deixo agora com alguns dos quadros mais marcantes do Castelo: 

                                          

                                         

0 comentários:

Postar um comentário

Curta a nossa Fan Page

Seguidores

Curte aí!

Tecnologia do Blogger.

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitas